domingo, 1 de agosto de 2010

De Maringá para o Mundo.

Garimpando em algumas edições anteriores da publicação brasileira da revista francesa Le Monde Diplomatique do passado mês de janeiro encontrei uma reportagem do jornalista e escritor maringaense Dirceu Herrero Gomes que é um verdadeiro porto seguro em meio ao mar de lama que tornaram se as licitações no Brasil.
Em Maringá município do noroeste do Paraná, um grupo de voluntários indignados com a corrupção e a impunidade que imperam em nossa sociedade criaram uma organização não governamental -(ONG)- chamada Observatório Social de Maringá (OSM) que foi premiada pelas Nações Unidas -(ONU)- como melhor experiência em inovação social concorrendo com nada menos que 485 projetos de 33 países.
O objetivo da organização é acompanhar a aplicação correta do orçamento na cidade desde o processo de seleção de empresas fornecedoras até a entrega final do produto ou serviço contratado.
Como exemplo a reportagem menciona que em três anos de acompanhamento a ONG analisou 532 processos e descobriu que muitos dos produtos adquiridos pela prefeitura estavam com preços acima do valor de mercado. Foi o que aconteceu com o antiinflamatório tenoxicam, o município pagava pelo remédio um valor quase oito mil por cento superiores ao preço praticado pelas farmácias. Com as mudanças, dos 300 milhões previstos em gastos da prefeitura em 2009, o controle pode ter gerado uma economia superior a 100 milhões, permitindo que o município investisse mais em áreas básicas como a saúde, educação e segurança pública.
Vale à pena ler...
http://diplomatique.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nace CELAC

RETIRADO DE REBELION.ORG Nace la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) Declaración de Caracas Rebelión “En el ...