domingo, 1 de agosto de 2010

As Veias Abertas da América Latina.

Garimpando alguns livros achei um tesouro que indico. Trata se de uma grande viagem histórica e literal, “As veias abertas da América Latina”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Quando falamos de América Latina este livro é considerado a aula inicial. Galeano em sua investigação concluída na década de setenta - só que mais atual do que nunca- nos apresenta uma narração histórica que permite chegar à realidade atual de nosso continente e compreender a origem social de nossos problemas. O roubo durante séculos de nossas riquezas naturais, a exploração econômica e cultural a que fomos submetidos por mais de 500 anos e que persiste ainda hoje com o roubo de cérebros, a compra de matéria prima e venda de tecnologias, as dívidas impagáveis do terceiro- mundo, o uso da mão de obra barata, enfim, um universo de informações e detalhes históricos que nos leva a refletir sobre o pouco que conhecemos de nossa própria casa e a real importância de nosso continente no atual contexto global.
Vale a pena ler...
Abaixo alguns trechos do livro:
“O bem estar de nossas classes dominantes - dominantes aqui dentro, dominadas desde fora - é a maldição de nossas multidões condenadas a uma vida de burro de carga”.
“Nossa riqueza gerou sempre nossa pobreza para alimentar a prosperidade de outros”.
“Em 1650 um senso realizado em Potosí, Bolívia, calculava uma população de 160 mil habitantes.Era uma das maiores e mais ricas cidades do mundo , 10 vezes mais habitada que Boston , em tempos que Nova Iorque nem sequer começava a se chamar assim”.
“Entre 1503 e 1660 chegaram ao porto de Sevilha 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata”.
“Os metais roubados dos novos domínios coloniais estimularam o desenvolvimento econômico europeu e até pode-se dizer que o fizeram possível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nace CELAC

RETIRADO DE REBELION.ORG Nace la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) Declaración de Caracas Rebelión “En el ...