sexta-feira, 26 de março de 2010

HAITI- diario de bordo 4

06/03/10
Hoje foi um dia denso. Cenas fortes que fazem a cabeça dar voltas e surgem milhares de questionamentos existenciais, analise de valores, uma verdadeira lição de vida .
Amanheceu chovendo e nos dirigimos a um acampamento de desabrigados onde estão vivendo aproximadamente 800 pessoas em condições precárias ,pobreza extrema ,analfabetismo,fome, acredito que existam poucas coisas mais cruéis neste mundo que ver uma criança chorando de fome.
Eram barracos de lona, pano, pedras e pedaços de pau. Caminhamos entre os barracos ,não haviam colchões nem moveis, tudo era improvisado, as crianças nos observavam, é notável o numero de crianças e com elas muita escabiose , parasitismo,etc. Não existe educação em saúde .Eu trabalhei algum tempo no sertão do nordeste , numa região bastante pobre mas não se compara aquela situação. Vendo isso aqui de perto fica bem claro que no Brasil por muitas dificuldades que tenha a saúde, estamos anos luz no ponto de vista estrutural e funcional , com o nosso SUS que sem duvida é uma grande conquista do povo brasileiro .
Após o atendimento e vacinação, eu e Pedro ficamos em pé no meio do acampamento acredito quase uma hora olhando arredor e conversando sobre a situação daquele povo , a perspectiva de vida daquelas pessoas , analfabetas ,sem trabalho , vitimas sociais e históricas, o futuro daquelas crianças . Lembro das mulheres cozinhando no chão num fogo improvisado com pedaços de graveto , uma criança que lavava roupa num balde cheio de água suja e o complicado era saber que aquela era a casa deles ,o dia-a-dia deles. Lembro-me também que examinei a mama de uma senhora com um tumor já avançado que até aquele momento não havia recebido nenhuma atenção ,tratei de imaginar por alguns segundos frente a senhora aquela condição e a sensação de impotência misturada com uma vontade gritar tomava conta .... Muitos dos detalhes e cenas vistas prefiro guardar para mim, é inútil tratar de explicá-los , pode soar como uma narração dramatizada e longe disso , são fatos que estou vivenciando por isto me reservo a este direito .
No meio da tarde retornamos a nosso acampamento com os sentimentos a flor da pele e fomos ajudar limpar uma cancha de esportes para a atividade que ocorrera amanha domingo ,onde vamos disputar com outros acampamentos um campeonato de futebol e como bons brasileiros temos mais que obrigação de ganhar, senão ,vamos virar piada até o final da missão .
Das varias crianças e jovens haitianas que andam aqui pelo acampamento , um deles é o mais próximo ao nosso grupo , o chamamos de Michael, é um daqueles talentos perdidos , canta rap em Francês , em kreol ,dança parecido ao Michael Jackson.Ele sempre esteve próximo e nunca nos pediu nada , hoje o notamos um pouco mais calado que o comum apesar de ser seu aniversario e quando estávamos no computador após algum tempo ele disse que tinha fome e não tinha nada para comer , um dia tão especial como o que simbolicamente nos tornamos mais velhos e guardar como lembrança fome ,nos partiu o coração. Era hora do jantar e combinamos de dividir um prato de comida e dar o outro a ele. Michael devorou a comida em 1 minuto e sorrindo se sentou no chão e falava em inglês que estava cheio. Preparamos uma mochila onde cada um deu alguma coisa que tinha reservado para comer e cantamos parabéns em inglês e ele sozinho em kreol para que aprendêssemos ,tudo isso em meio a gargalhadas e cumprimentos . Assim tratamos de celebrar o final de dia do aniversario de Michael e deixar o seu dia um pouco mais alegre.

10 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, pelo esforço e trabalho!!
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras...
    aguardo ansiosamente a proxima historia...
    abraçao p vcs brothers...

    ResponderExcluir
  3. Grande Adriano!
    Sua luta é recompensada pela sua REVOLUÇÃO...
    Carlão Zimmer Curitiba

    ResponderExcluir
  4. gracias adriano, no hacen falta los detalles del horror para sentir muy adentro lo que sufren nuestros pueblos, te admiro y felicito por la labor de cuidados que estas haciendo, espero tu próximo relato
    un beso y abrazo fraterno desde rosario argentina

    ResponderExcluir
  5. Ah, grande parente, recebi o endereço do seu Blog hj.. Infelizmente a midia nao mostra a realidade do dia-a-dia, alias nem tocam mais no assunto.. e sei que essa realidade é chocante, tive uma experiencia parecida na India, e posso dizer que tudo oque vivi la em um mes mudou minha visao e jeito de ver a vida!!claro que nao se compara a tua experiencia, sem duvidas os momentos de questionamento serao muitos, mas tudo vai valer a pena, sei que aqui na italia tem varias instituiçoes que estao ajudando o Haiti.. Que Deus te de saude e abençoe.. beijos primo.. ale

    ResponderExcluir
  6. e aí meu irmãozinho, tudo bem ?
    sei q não está como gostaria,mas Deus há de recompensá-lo pela sua missão e amor ao próximo!!!
    q ele lhe ilumine sempre, dando sabedoria e compaixão para que passe por essa experiência da melhor forma possível !!!
    não se esqueça que precisamos de vc aqui tbém, cumpra com sua missão e volte logo !!!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. isso tchunai,tá bonito de ver! fica com Deus meu irmão,se cuida ai !! abraçoo

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia, hoje dia 07/04/2010,estou impresionada com suas palavras sobre o Haiti. Parabéns pelo trabalho com tanta dedicação....
    Sou de Cruzeiro do oeste - PR Brasil, conheço o seu pai, ontem estavamos comentando do seu trabalho no haiti, ai ele me passou seu blog.
    Que Deus ilumine sempre vocês profissionáis, médicos capacitados para estarem ajudando um País como o haiti que está tão devastado com o teremoto....
    Fica com Deus, Parabéns pelas palavras postadas em seu diário, são comoventes....
    Gostaria de saber se você não tem fotos para postar, para que possamos ver como funciona o trabalhop de toda a equipe médica.

    Fica com Deus.

    Renata.

    ResponderExcluir
  9. É isso ai Adriano, que Deus te proteja, querido!!...vc precisava ver os olhinhos de sua mãe. Muito...muito orgulhosa de vc.

    ResponderExcluir
  10. Queridos amigos(as) , muito obrigado pelos comentarios. realmente me sinto feliz em poder compartilhar um pouco deste trabalho com alguns de voces que com certeza tambem queriam estar la ajudando aquele povo tao necessitado...e foi com este sentimento de estar representando os que nao puderam ir que parti ao haiti...suas palavras me dao mais força para seguir adiante
    grande abraço a todos

    ResponderExcluir

Nace CELAC

RETIRADO DE REBELION.ORG Nace la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) Declaración de Caracas Rebelión “En el ...