quinta-feira, 29 de julho de 2010

Onde estão os médicos de Alagoas?

Hoje passamos o dia em Murici, cidade Alagoana afetada pelas enchentes do mês de Junho que deixaram milhares de desabrigados nos estados de Alagoas e Pernambuco.
Apesar de todos os esforços do governo federal para disponibilizar recursos em carater emergencial aos dois governos estaduais, passado 1 mês da catastrofe a situação dos desabrigados é desesperadora. As pessoas se amontoam em abrigos improvisados em galpões e depositos abandonados sem as mínimas condições de sobrevivência. Até o terminal rodoviário de Murici esta servindo de "lar" para dezenas de famílias.
Caminhei por alguns destes abrigos, no ginásio de esportes alguns dos moradores relataram que cerca de 200 famílias estão ocupando o espaço, convivendo com animais e suscetíveis a epidemias. Segundo o Dr Claudio ,pediatra da Ufal que estava a frente do nosso grupo, hoje foi diagnosticado o primeiro caso de Varicela (catapora) nos galpões próximo a rodoviária e que pela aglomeração de crianças existente, se alguma medida epidemiológica não for tomada urgentemente, diversas complicações podem surgir.
É notória a falta de médicos nas regiões afetadas pelas enchentes, o Conselho Regional de Medicina (CRM) de Alagoas fez um chamado aos profissionais do estado, que foi veiculado até pela TV, para que de forma voluntária fossem às regiões afetadas colaborar, somente 11 médicos se disponibilizaram. Conversando com integrantes da Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) que se encontram no local, estes perguntavam onde estavam os médicos do estado que deveriam estar lá ajudando a populaçao do seu estado. Realmente esta pergunta fica no ar, onde estão os médicos de Alagoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nace CELAC

RETIRADO DE REBELION.ORG Nace la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC) Declaración de Caracas Rebelión “En el ...